Areopagítica (1644) – edição bilíngue
Prefácio e edição: Felipe Fortuna
Tradução e notas: Raul de Sá Barbosa
Rio de Janeiro: Topbooks, 1999.
214p.
Capa de Victor Burton
Areopagítica, panfleto político de 1644, é um clássico dos clássicos: o texto fundador em defesa da liberdade de imprensa. Escrito pelo poeta e parlamentar John Milton (1608-1674), o documento – originalmente, um discurso para ser lido no Parlamento inglês – reúne argumentos contra a censura prévia e a favor da razão – ou seja, da responsabilidade fundamental do direito de escrever e de opinar. Para John Milton, um livro só poderia ser proibido se tivesse sido publicado e, assim, examinado, refutado e eventualmente condenado.
A edição bilíngue da Topbooks é primorosa: além do documento traduzido e revisto (a partir do texto inglês estabelecido por John W. Hales, em 1875), o aparato crítico do prefácio, da cronologia, das notas ao texto e da bibliografia torna o livro brasileiro um modelo ideal para a compreensão da importância política e filosófica da Aeropagítica. Leia um trecho do livro aqui.
A longa orelha da edição brasileira foi escrita por Millôr Fernandes, humorista de A verdadeira história do Paraíso e dramaturgo de Liberdade liberdade (escrita em parceria com Flávio Rangel). Narra os episódios de censura de que foi vítima e transmite sua ideia de liberdade, em texto primoroso.
Leia aqui trecho do prefácio de Felipe Fortuna, além de uma entrevista acerca do livro de John Milton, que permaneceu inédita.
Se você quiser adquirir o livro Areopagítica clique aqui. O livro também pode ser adquirido junto à editora Topbooks, na Livraria Cultura e na Livraria da Travessa.